terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

NO MERCADO MUNICIPAL VINHOS PARA TODOS OS GOSTOS E BOLSOS





(foto: Ricardo Almeida/SMCS)
Tomar uma marca de mais de 500 anos e que teve como primeiro importador o descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral. Ou então um espumante sem álcool espanhol, próprio para motoristas e festas juvenis, ou ainda, vinhos orgânicos. Estas são algumas opções que podem ser encontradas nas lojas especializadas em vinhos localizadas no Mercado Municipal de Curitiba, que a cada ano percebem um crescimento no número de clientes. Segundo os comerciantes especializados em bebidas no mercado há produtos a partir de 12 reais, sendo que os valores médios ficam entre 40 e 60 reais.

São dezenas de rótulos a disposição, a maioria deles da Argentina e Chile. Também é possível encontrar opções européias, da Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. "O consumidor que vem ao Mercado Municipal é o cliente de oportunidade, onde o que chama a atenção são principalmente as promoções", explica Emerson Machado Pereira, vendedor da Salutare. Na loja é possível encontrar um dos rótulos mais cobiçados pelos amantes de vinhos, o francês Chateau Nueve Du Pape que custa 780 reais a garrafa, ou então o chamado "espumante sem álcool", na verdade um refrigerante engarrafado como um champagne, a R$ 9,90 em promoção.

O vinho português Pêra-Manca que chegou ao Brasil nas caravelas portuguesas, é um dos destaques na loja Vino!. Ele tem uma história de mais de quinhentos anos, tendo nos seus primórdios uma produção artesanal. Desde 1990 ganhou em sofisticação e somente safras excepcionais merecem ser engarrafadas e levar o rótulo de um Perâ-Manca original. "Hoje existem poucas garrafas da marca disponíveis no mercado, uma vez que a última safra produzida foi em 2005 e a próxima prevista somente para 2011", conta Heloisa Consuelo Rodrigues, proprietária da loja. Fatores como este e a qualidade do produto justificam o preço da garrafa: 590 reais.

Vinhos orgânicos
O Mercado de Orgânicos do Mercado Municipal também oferece opções de vinhos orgânicos , tanto nacionais como importados da Argentina e Chile. De acordo com Moisés Hirata, proprietário da loja Organique Essentiel, a procura é boa. "Os produtos orgânicos estão a cada dia ganhando mais adeptos.
É uma questão de conceito alimentar e de produção. Com os vinhos não é diferente e a cada dia aparecem mais interessados em conhecê-los", explica Hirata.

Para Janaina Benichio, gerente da Biossana Orgânicos e que trabalha com opções nacionais, já há alguns clientes fieis. "Muitos clientes estão experimentando o vinho orgânico. E quem prova, aprova a bebida". Os preços dos vinhos orgânicos variam de 12 a 65 reais, sendo encontrados nas opções branco, tinto e espumante.

Mercado Municipal
Fundado em 02 de agosto de 1958, até hoje o Mercado Municipal é o principal e mais tradicional endereço para compras de Curitiba. Nas bancas de hortigranjeiros e nas lojas de delicatessens, o consumidor encontra produtos como: bebidas, queijos e vinhos de diversas procedências, ervas medicinais, temperos e especiarias, iguarias, conservas, pescados, embutidos, carnes exóticas e com cortes especiais. Há um ano entrou em funcionamento o Mercado de Orgânicos onde estão disponíveis hortifrutis, bebibas, carnes, alimentos em geral, roupas e cosméticos.

Localização:
R. Sete de Setembro x Pres. Afonso Camargo x R. da Paz x R. General Carneiro
Tel.: (41) 3218-2602

Nenhum comentário:

Postar um comentário