quarta-feira, 28 de abril de 2010

PRÁ NUNCA ESQUECER. TORQUATO NETO


Vejam bem : Torquato Neto nasceu em Teresina, capital do Piauí, no dia 9 de novembro de 1944. Nome completo: Torquato Pereira de Araújo Neto.

Coincidentemente, no Piauí, nasceu também outro poeta genial, Mário Faustino que, entre 1956 e 1958, publica no Suplemento Literário do Jornal do Brasil, seção Poesia-Experiência, poemas de escritores estrangeiros, até então não traduzidos ou, quando sim, fora do alcance geral. Torquato Neto se suicidaria, em seu apartamento, no Rio de Janeiro, na madrugada de 10 de novembro de 1972, aos 28 anos de idade, portanto no dia seguinte ao próprio aniversário.


Cogito
eu sou como eu sou
pronome
pessoal intransferível
do homem que iniciei
na medida do impossível

eu sou como eu sou
agora
sem grandes segredos dantes
sem novos secretos dentes
nesta hora

eu sou como eu sou
presente
desferrolhado indecente
feito um pedaço de mim

eu sou como eu sou
vidente
e vivo tranquilamente
todas as horas do fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário