quinta-feira, 29 de outubro de 2009

AMPLIAÇÃO DEIXARÁ MERCADO MUNICIPAL TRÊS VEZES MAIOR



A Prefeitura de Curitiba lançaou licitação nacional para seleção da empresa que fará a primeira fase das obras de reforma e ampliação do Mercado Municipal de Curi-tiba. Com a ampliação e reforma, o Mercado Municipal ganhará mais 18.600 metros quadrados de área. Atualmente o mercado tem 12 mil metros quadrados. O plano da Prefeitura é melhorar o atendimento das cerca de 50 mil pessoas que circulam por semana no Mercado Municipal. O novo projeto segue o mesmo padrão do Mercado de Orgânicos, inaugurado em janeiro de 2009.
Sem parar o funcionamento do Mercado, as obras começam em janeiro de 2010 e serão feitas em etapas. "O Mercado Municipal ganha cada vez mais importância no cenário urbano, e esta obra assegura que tenha condições de oferecer ainda mais qualidade aos comerciantes e, principalmente, aos frequentadores", afirma o prefeito Beto Richa. A previsão da Secretaria Municipal do Abastecimento, responsável pelo Mercado, é de que em três anos o fluxo de visitantes e consumidores do Mercado chegue a 80 mil pessoas por semana.
Para a ampliação, dois terrenos em volta do Mercado foram adquiridos pela Prefeitura, e um terceiro está em processo de desapropriação. A primeira etapa das obras começa pela construção de um prédio que será a entrada principal do Mercado, na lateral da avenida Sete de Setembro. No hall será construída uma arena para aulas-shows de gastronomia.A maior intervenção será na área de restaurantes e lanchonetes, que ficará mais espaçosa, principalmente para os clientes. Hoje, todo o Mercado Municipal conta com 680 lugares para os clientes se sentarem. Com a ampliação, esse número chegará a 1.200 lugares.A metragem mínima dos restaurantes será de 70 metros quadrados. As praças de alimentação serão integradas, como se fosse um ambiente só. Além da estrutura, será modernizado todo sistema elétrico e hidráulico do Mercado.
Todo piso superior da ala da rua General Carneiro, onde antes ficavam as salas de administração do Mercado, será reformado e transformado em um mezanino para lanchonetes que terão vistas para as bancas de frutas e hortaliças. No fundo do bloco ficarão banheiros exclusivos para funcionários e comerciantes. Os caixas-automáticos, hoje espalhados em diferentes pontos, ficarão nos fundos do novo mezanino.Durante as obras, algumas lojas e restaurantes serão deslocados temporariamente para outros locais dentro do próprio Mercado. A Secretaria do Abastecimento está avaliando como fazer a transferência sem causar grandes transtornos para os comerciantes e clientes.
A Prefeitura também está preparando um edital de licitação para parceria público-privada. A ideia é ter investimento privado para construção de um edifício garagem, com sete andares e 460 vagas rotativas de estacionamento.Além do estacionamento, no subsolo do edifício projetado para funcionar na rua da Paz, ao lado do novo Mercado de Orgânicos, será construída uma área exclusiva para carga e descarga das mercadorias e vestiário com chuveiros para funcionários do Mercado. Atualmente, o descarregamento de mercadorias é feito em todas as entradas, principalmente pela rua General Carneiro, dificultando o controle de limpeza e o trânsito em volta do Mercado. O novo setor eliminará transtornos com o trânsito e, principalmente, trará maior controle de higiene e segurança alimentar ao Mercado Municipal. Com as novas obras e reformas, todo o Mercado será adaptado às normas de acessibilidade, com elevadores e rampas. Outra melhoria será a um novo sistema de comunicação visual que vai fortalecer a grife Mercado Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário