Como assim "não sabe nem fritar um ovo"? A constatação, feita à queima-roupa, pode soar ofensiva, mas respire fundo e fique tranquilo. Você não está sozinho nisso Muitas mulheres também são um desastre com o ingrediente, que parece existir para complicar a vida de qualquer pessoa na cozinha. Fritar um ovo ou fazer uma omelete de maneira correta não é fácil, ainda que seja considerado o básico do básico na gastronomia. Grandes chefs não se cansam de dizer que é no simples que reside a excelência da profissão. Para não morrer de fome nem precisar apelar ao miojinho, aprenda aqui a fazer algumas omeletes no capricho. Primeiro passo para fazer uma omelete: quebre os ovos em uma vasilha e bata bem. Tempere com sal e pimenta. Passe para uma frigideira antiaderente e vá mexendo delicadamente, sem parar. Quando a omelete estiver firme, retire da frigideira e dobre. Você pode fazer com recheios bem variados. Acredite: vai dar certo!
OMELETE ÁRABE
6 porções, 30 minutos
3 ovos; 1/2 maço de cheiro verde e cebolinha picados; 1/2 cebola pequena picada; 1/2 abobrinha italiana picada; 2 folhas de erva doce frescas picadas; 2 xícaras (café) de farinha de trigo; Sal a gosto; 1 pitada de pimenta do reino; 1 pitada de noz moscada; 1 pitada de canela em pó.
Depois de picar em pedaços pequenos o cheiro verde, cebola, abobrinha e as folhas da erva doce, misturá-los com os outros ingredientes até formar uma massa. Aquecer cerca de 900 ml de óleo em uma frigideira funda, bem quente. Molhar uma colher grande - de servir - em água fria e pingar a mistura no óleo quente. Fritar até dourar, escorrer em papel absorvente.
Dica: entre cada colherada da omelete, molhar a colher em água fria.
OMELETE DE MARISCOS
2 porções, 30 minutos
4 ovos (dois para cada pessoa); 150 g de mariscos limpos e pré-cozidos; 1 dente de alho bem picadinho; 1 colher (sopa) de cebola bem picada; 1 colher (café) de salsinha bem picada; 1 colher (sopa) de vinho madeira; 4 colheres de azeite de oliva extravirgem; Sal e pimenta do moinho quanto baste.
Bata os ovos com o vinho madeira e acrescente a salsinha picada. Reserve. Aqueça metade do azeite em uma frigideira antiaderente e frite o alho e a cebola. Acrescente os mariscos e salteie rapidamente. Ajuste os temperos. Reserve em outra vasilha. Na mesma frigideira, adicione o azeite restante e acrescente os ovos. Faça uma omelete mal passada e recheie com os mariscos salteados. Sirva com uma saladinha de folhas temperadas com azeite extravirgem e aceto balsâmico.
OMELETE DE CLARAS E PEITO DE PERU
1 porção, 30 minutos
2 claras em neve; 4 claras; 1 pitada de sal; 1 pitada de pimenta do reino
Recheio: 3 colheres (sopa) de cottage; 2 colheres (sopa) de peito de peru picado; 2 colheres (sopa) de alho-porro refogado; 1 pitada de sal; 1 pitada de pimenta-do-reino.
Bata as claras em neve com o sal e a pimenta. Misture primeiro metade das clarasem neve e, depois, a outra metade. Leve em uma frigideira com manteiga para cozinhar. Quando virar a omelete, colocar os recheios para já ir aquecendo. Recheio: Misture todos os ingredientes. Acerte o tempero, recheie a omelete e sirva.
OVO FRITO. Para fritar o ovo, pincele uma frigideira com manteiga. Quebre o ovo em um prato - e não diretamente sobre a panela. A clara deve ficar bem próxima da gema. Passe então o ovo para a frigideira, coloque uma pitada de sal e tampe. Aguarde uns quatro minutinhos e veja como está. A gema deve ficar mole e a clara, descolar da frigideira. Depois, é só servir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário