quarta-feira, 12 de agosto de 2009

RECEITA DO DIA. SOPA DE CABEÇA DE GAROUPA


Esta receita eu achei quando estava procurando a famosa "Sopa de Cabeça de Piranha", hummm... e me deparei no site do Chef Janvier (do Alentejo, em Portugal), que depois virou um bom amigo, na internet... o site é muito bom: http://cozinhacomtomates.blogspot.com/: dê uma olha e veja se não tenho razão.


Mas que sopa! Na peixaria estava eu a namorar aquela grande cabeçorra de peixe quando percebi que tinha uma senhora a fazer-me concorrência e com senha antes da minha. Felizmente a cabeça era pesada (quase 2 kg) e a senhora achou que era grande demais para ela e para o marido. Ficou para mim, e queria levar a cabeça inteira ao forno, mas a peixeira disse que a abria ao meio e ficava muito boa cozida. Acedi. Não encontrei receitas que me convencessem e achei que uma sopa seria o ideal, depois de ver a sopa de cherne d’O Avental Gourmet. Fiquei com pena de não ter uns camarões para puxarem ainda mais o sabor, mas ficou mesmo boa. A repetir, muitas vezes.

Serve 8 pessoas.

Ingredientes:1 cabeça de garoupa (1,5kg a 2kg), partida em 4 a 6 partes; 1 colher de azeite; 3 tomates pequenos/médios, em cubos; 4 talos de aipo, em rodelas de meio cm; dentes de alho, picadinhos; 1 cebola média, em rodelas finas; 2 cenouras médias em corte tagliatelle (fatiadas ao comprido com o descascador de batatas); 1 ramo de salsa; ½ colher de sopa de orégãos; 1 folha de louro média; 10 grãos de pimenta preta, bem amassados; 1 litro de água; 0,5 litro de vinho branco; 1 colher de sopa de farinha de arroz (ou de maizena); Sal; 8 hastes de poejo (opcional).


Preparação: Faça a base da sopa, levando a fogo forte em panela alta o azeite e os alhos, e antes que alourem, junte os tomates, o aipo, a cebola, as cenouras, a salsa, os orégãos, o louro, a pimenta e 1 copo de vinho (2 dl). Depois de ferver, deixe cozinhar em chama pequena por pelo menos 1 hora, até mesmo 2 horas. Junte mais vinho, se necessário. Após 1 hora junte o resto do vinho e o litro de água. Levante novamente fervura, e deixe apurar um pouco. Junte 1 colher de chá de sal. Neste ponto tem 2 opções. Ou passa toda a sopa por uma peneira, para ficar apenas com o caldo e descarta os legumes na totalidade, ou faz uma sopa mais camponesa mantém os legumes todos. Desta vez fui pela segunda opção, menos elegante mas eu queria uma sopa que servisse de prato principal. Junte o peixe, primeiro as partes mais grossas, e alguns minutos depois, as partes mais finas. Garanta que fica todo imerso, mesmo que tenha de juntar mais água. Deixe cozinhar o peixe por 10 minutos. Dilua a farinha de arroz (ou maizena) e junte à sopa para engrossar. Apure o sal. Sirva com 1 haste de poejo em cada prato. Na foto vê-se manjericão, mas prefiro salsa. Experimentei a rouille no topo do peixe, que desencantei à venda, mas era desnecessária.Se optar pela versão em que descarta os legumes, remova o peixe cozido, desfie todo, e junte novamente à sopa. Não se esqueça de pedir à peixeira para escamar bem a cabeça do peixe. Uma maravilha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário