quinta-feira, 15 de julho de 2010

TOMATES VERDES FRITOS




Ingredientes

3 tomates caqui bem verdes;
sal;
pimenta-do-reino;
6 fatias de bacon;
fubá para envolver os tomates;
óleo, se necessário.

Modo de Preparo

Lave os tomates e corte-os em rodelas com mais ou menos um dedo de espessura. Coloque-as numa tigela e tempere-as com sal e pimenta-do-reino. Numa frigideira funda, frite as fatias de bacon até que fiquem bem torradas. Retire-as da frigideira, escorra-as, escorra-as e reserve-as. Passe as rodelas de tomate no fubá de maneira que fiquem bem envolvidas. Frite-as na gordura do bacon, primeiro de um lado e depois do outro. Se necessário, acrescente um pouco mais de óleo. Escorra-as em papel absorvente e coloque-as numa travessa. Pique o bacon e espalhe por cima.

HAI-KAI

longa conversa
um grilo termina
o outro começa
Ricardo Silvestrin

ZUPPA DI POLPO E FAGIOLI

Sopa de polvo e feijão.



Equipamentos: Caçarola de barro ou de pedra

Ingredientes:

  • 2 kg de polvo
  • 36 fatias de pão Italiano
  • 8 dentes de alho
  • 6 folhas de louro
  • 300g de feijão branco seco
  • 1 colher (chá) de pimenta dedo-de-moça
  • 4 latas de tomates pelati
  • 1 litro de vinho tinto
  • 1 litro de água
  • Azeite extra virgem de oliva
  • Salsinha

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo:

. Coloque o feijão para hidratar na véspera do preparo em água sem sal.

. Em uma caçarola de barro colocar o azeite com o alho picado e a pimenta.

. Adicionar o polvo lavado e cortado em pedaços, e deixar fritar por alguns minutos.

. Em seguida, adicionar o tomate pelati, o feijão e o louro. Cobrir com o vinho e se precisar complete com água ate cobrir os ingredientes.

. Deixar cozinhar até o feijão estar macio.

. Servir a sopa quente com salsa picada, um fio de azeite cru e uma pitada de pimenta do reino moída na hora, acompanham fatias de pão torrados perfumado com alho.

UM ALEMÃO BEM GOSTOSO!!


Você conhece o Bar e Restaurante Schimmel? Não?! Nunca experimentou o delicioso e suculento Eisbein que é servido lá? Nem o Hackepeter (carne-de-onça) de receita tradicional da Alemanha? Nem o pastelzinho de pato, o quitute de carne-seca? Ahhh... Então vá correndo tomar um gostoso chopp Eisenbahn (ou alguma das inúmeras cervejas artesanais que são servidas lá), beliscando uma comidinha alemã e bem aconchegante perto da lareira do Bar e Restaurante Schimmel! De terça a Sábado, a partir das 17 horas você saborear estas e outras variadas delícias típicas da Alemanha, preparadas pelo grande chef Alessandro Schimmel ("gordo" ou "gordinho" para os mais íntimos hehehe) e sua equipe. Você vai se sentir numa cidadezinha no interior da Alemanha tomando um choppinho, ouvindo músicas típicas e sendo servido pelo excelente e divertido garçom Cony.
Acha que inverno não combina com chopp?? Então peça pelos pratos quentes: spätzle com goulash ou molinho de lingüiça, o delicioso e único kartoffel puffer (panquequinhas de batata ralada com acompanhamentos típicos) e a inédita e especial sopa de goulash, para esquentar as suas noites com aroma e bom gosto.
A noite não é para você? Então a casa convida para almoçar num lindo Domingo de sol (que nossa Curitiba nos oferece após diazinhos nublados hehehe). Buffet alemão para ninguém botar defeito: saladas típicas, salsichas, tábua de frios, chucrute, repolho roxo, spätzle, goulash, molho de calabresa, marreco recheado, kassler, eisbein, kartoffel, língua com ervilha, knodel (escalopes de vitela à milanesa), wiener schnitzel... lendo esse cardápio já começo a me babar todo! Após todo este banquete, um jegermeinster tinindo de gelado ou, para os doceiros como eu, torta alemã ou apffel struddel (não vai se arrepender!).
O ambiente é show, o atendimento é carinhoso e com certeza você vai virar, além de cliente, um amigo!


Você encontra o Bar Schimmel na Rua Desembargador Hugo Simas, 1873, Bom Retiro. Ou também ligue para 3078-4547 e consiga mais informações! Umarmung und abschied!

NA COZINHA. PATÊ DE PIMENTOS VERMELHOS

Ingredientes:
2 pimentos vermelhos,
70 gr de amêndoas,
2 dentes de alho,
1 c. (chá) sal,
1/2 c. (chá) vinagre de vinho tinto,
1 c. (sopa) azeite extra-virgem,
2 c. (sopa) menta seca,
1/4 c. (chá) paprika,
raspa de 1 limão,
4 c. (sopa) salsa fresca

Assar os pimentos no fogo de forma uniforme.
Pré-aquecer o forno a 170ºC.
Deixar os pimentos repousar 5 m.
Limpar e lavar os pimentos.
Levar as amêndoas 10 m ao forno a dourar.
No robot de cozinha processar todos os ingredientes.

HAI-KAI


a borboleta
pousa sobre o sino do templo
adormecido
Buson

sexta-feira, 28 de maio de 2010

VIVENDO E BEBENDO



Os britânicos Les Perkins, de 98 anos, e Chris Parfitt, 95, bebem juntos no mesmo bar de Somerset, na Inglaterra, há 82 anos. A dupla é o exemplo vivo do conceito “cliente fiel” para o pub Waggon and Horses. Eles se conheceram naquele bar quando ainda tinham 13 anos e estavam com seus pais. Com o passar dos anos, Perkins e Parfitt tomaram gosto pela bebida e fizeram do pub seu ponto de encontro semanal. E lá se vão mais de oito décadas. Recentemente, a dupla foi fotografada no balcão do bar, onde brindou a amizade ea bebedeira.

Espero que alguém sobreviva comigo até essa idade. Porque é nesse caminho que eu vou!

CURITIBA RECEBE FESTIVAL DA CACHAÇA

Programação conta com degustação de drinks e aulas de gastronomia.



Cachaças Curitiba

Drinks e pratos especiais preparados com cachaça estão entre as atrações do Festival Gastronômico da Cachaça Paranaense e Derivados da Cana-de-Açúcar, que acontece em Curitiba. O evento vai até sábado (29), no Mercado Municipal de Curitiba.

De acordo com a prefeitura, os visitantes vão participar de degustação e palestras com especialistas sobre a história da cachaça, novidades e tendências. Já o cardápio das aulas de culinária inclui quatro pratos salgados e quatro sobremesas, todos com ingredientes derivados da cana-de-açúcar.

A coordenação do festival é da Secretaria Municipal do Abastecimento e da Associação de Comerciantes do Mercado Municipal de Curitiba, com apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR).

A entrada para o festival custa R$ 15, com direito a participação nas palestras e degustações especiais e a uma caneca personalizada do festival. Cada aula de gastronomia custa R$ 30, incluindo as mesmas vantagens do ingresso convencional. As inscrições podem ser feitas no site do Mercado Municipal de Curitiba.

PRÁ NÃO ESQUECER...


CLÁUDIA CARDINALE

ACONTECEU EM MAIO


Perseguição no Vietnã
No dia 31 de maio de 1966, monges budistas atearam fogo contra seus próprios corpos em Saigon, como forma de protesto contra a política do governo militar do Vietnã do Sul. Os monges faziam greves de fome e cometiam suicídio para exigir a igualdade perante a lei, a livre prática e propagação da fé budista.

TORTA DE LARANJA



Uma das minhas tortas favoritas feita pela filhota. Uma delicia.

250 g de açucar
2 colheres sopa de farinha com fermento
1 colher de sopa de farinha maizena
8 ovos
2 laranjas (sumo de 1 e raspa das 2)
margarina p/ untar a forma

Misture o açucar com as farinhas e envolva. Adicione os ovos, um a um, sem parar de mexar. Bata até obter um preparado homogéneo.
Adicione a raspa e o sumo de laranja. Bata mais um pouco e verta a massa em tabuleiro untado com margarina e forrado com papel vegetal. Leve ao forno a 180º por cerca de 25 minutos.
Depois de cozida desenforme sobre papel vegetal e enrole.

PERNIL COM BATATA DOCE



Comprei um pedaço de perna de porco com o proposito de assa-la lentamente.Na vespera temperei-a com sal, uma mistura de alho, pimentão, coentros, piri-piri, azeite e vinagre. Massagei a carne para os temperos agregarem e deixei em repouso até á manhã do dia seguinte.
Por volta das 8,00h coloquei-a no forno tapada com papel de aluminio em temperatura de 150º e assim foi assando áté as 12h, de vez em quando virando-a para que assasse por igual, os ultimos 30 minutos, retirei o papel de aluminio e aumentei a temperatura para que tostasse.
Retirei a carne, e juntei ao molho da assadeira um pouco de vinho branco, levei novamente ao forno para o vinho evaporar e ficar um molhinho bem gostoso para acompanhar a carne.
Cortei a carne em fatias e servi juntamente com batata doce assada e salada verde.

E PARA ACOMPANHAR UM CAFEZINHO...

PICASSO É DE DAR CARAMINHOLAS NA CABEÇA


MICROCONTOS: O AMOR É VENENO

José Rezende Jr.

De Brasília (DF)

Sincretismo
Transformaram o velho cinema pornô em templo religioso. De vez em quando baixa o Diabo na carne de Miss Jones. E aí é um Deus nos acuda.

Michael Phelps, meu pai
A vida toda procurando o pai. Até descobrir que ele tinha a cauda mais longa e nadava mais rápido do que todos os adversários. E só.

O amor é veneno
Preparou o prato que o marido mais gosta. Com tanto amor e carinho, que até esqueceu de acrescentar o arsênico.

Penélope
Escrevia de dia e deletava à noite. Sentia que assim o livro ficava cada vez mais denso.

História da riqueza do homem
O mendigo e o vira-latas têm um ao outro. Talvez sejam mais ricos do que este que lhes fecha na cara o vidro do carro importado.

Depois do enterro
Dói tudo, e mais que tudo a certeza de que a noite amanhecerá como se nada tivesse acontecido.

O microconto do século
Pretendia escrever o romance do século. Quando o avião começou a cair, só teve tempo para um microconto.

José Rezende Jr. publicou dois livros (de contos em "tamanho normal"): A Mulher-Gorila e Eu perguntei pro velho se ele queria morrer (e outras estórias de amor), ambos pela 7Letras. O primeiro, já esgotado, pode ser lido/baixado em www.joserezendejr.jor.br (jornalismo&literatura).

HOJE NAS BANCAS...

HAI-KAI

minhas mãos te olham
estranha fotografia
onde meus olhos te tocam
Lisa Carducci
Tradução de Carlos Seabra

JOÃO SALDANHA, THE MOVIE


Cena 1: a Seleção Brasileira treina no campo da Gávea, cercada de torcedores e sem cobrança de ingresso. Você não viu isso esta semana, claro. É uma imagem de arquivo de uma das primeiras convocações da seleção que disputaria as Eliminatórias da Copa de 70, tendo João Saldanha como treinador.

Cena 2: a Seleção Brasileira é recebida no Palácio do Planalto, em Brasília, pelo presidente da República. Não a imagem desta semana, com Lula. A Seleção voltava de uma Copa com a taça de campeão do mundo. Também não se trata da festa de 2002, com FHC no poder, tão lembrada esta semana (cambalhota de Vampeta etc). Mas a visita de 1970. Na volta do México, Jules Rimet conquistada definitivamente, os tricampeões do mundo tiveram que visitar o Palácio, onde mandava Médici. O capitão do tri, Carlos Alberto Torres, aparece na mesa do ditador. Constrangido, pelo jeito. De onde se pode concluir: seja qual for a cor do governo, vermelho do PT, azul dos tucanos ou verde-oliva da ditadura militar, o futebol sempre foi/é/será usado pelos políticos, em especial a seleção nacional).

As duas cenas de arquivo estão em “João”, filmaço de André Iki Siqueira e Beto Macedo sobre a vida do “comentarista que o Brasil consagrou”: João Saldanha (com musiquinha!)

quarta-feira, 5 de maio de 2010

"FIZ-ME REVOLUCIONÁRIO!"

No conto "Lama e folhas", do escritor cearense Moreira Campos (foto), a fina ironia sobre os jovens "revolucionários" que disfarçam com política a manguaça e a vadiagem - e sobre as jovens que caem nesse engodo:

Trancei pernas nas ruas, espreguicei-me nos bancos de avenida, dormi em porões de pensões, enganando os proprietários e fiz-me revolucionário: batia-me pela queda das instituições vigentes e pregava, vagamente, a necessidade de uma nova ordem.
Foi por esse tempo que Marta me conheceu. Sem dúvida, impressionou-se com a minha cabeleira inflamada e pupila conspiradora. Era então uma menina lânguida, com leitura de romances baratos, onde, naturalmente, se apresentam, aureolados, tipos aventureiros e vagabundos. Isso cala na alma ingênua das mulheres. A ficção é uma arte perniciosa. A velha, mulherão enérgico, conhecedora do preço da carne e do aluguel da casa, claro que desejava para a filha algo mais valioso: um ser barrigudo, careca que fosse, mas próspero, capaz de assegurar-lhe estabilidade e acudir a família nos momentos mais aflitivos.


Depois de casado com a pobre moça, vejam o que acontece com o "revolucionário" (e com a sogra que antes o odiava):

À sombra do meu sogro, que conta algumas amizades proveitosas, consegui o lugar de escriturário num Banco. Como empregado, segui este lema: flexionava a espinha diante dos chefes e era autoritário com os humildes. É um meio seguro de vencer-se. Venci: fui de escriturário ao cargo mais vantajoso: o Caixa. Aí, com seis meses, dei um desfalque de quarenta mil cruzeiros. Houve inquérito, demitiram-me, ameaças de prisão. Meu sogro andava acabrunhado, falava em reputação, cabelos brancos, seu círculo de relações e outras surradas hipocrisias. Não fazia muito caso do velho. Seus desejos em casa nem sempre são atendidos, autoridade frágil. Minha sogra apoiava-me em silêncio.
Depois tudo entrou em sossego. E, pagos honorários de advogados, gratificações na polícia, salvei ainda uns trinta mil cruzeiros com que me estabeleci. Ninguém poderá censurar-me: quase todas as fortunas têm, mais ou menos, essa origem.

ENTÃO VAMOS COMEMORAR... COM BLOOD MARY!


Elegante, sua origem não poderia ser outra senão a Paris dos anos 20. O autor da bebida foi o americano Peter Petiot, que comandava o balcão do Harrys New York Bar, que até hoje funciona no número 5 da Rue Doneau. Com a beberagem, Patiot atendeu a pedidos de compatriotas que visitavam a França e pretendiam levar para os Estados Unidos, então submetidos à Lei Seca, uma bebida cuja aparência e odor mascarasse o teor alcoólico e fosse, ao mesmo tempo, fácil de preparar.

Batizada inicialmente com o pouco sutil nome de Bucket of Blood (Balde de Sangue), apenas em 1934, quando passou a ser preparada também nos Estados Unidos, a mistura recebeu o nome atual, mais precisamente no bar do Hotel St. Regis Sheraton, na esquina da Rua 55 com a 5ª Avenida, em Nova York. O Sheraton propagandeia em seus cartões de endereço a paternidade do drinque. O nome americano, segundo a mais plausível das versões, seria uma referência a rainha Mary I, da Inglaterra, que, devido à implacável perseguição aos protestantes puritanos, no período da restauração do catolicismo apostólico romano, no século XVI, tornou-se conhecida pelo apelido de Bloody Mary ou Mary, a sanguinária, numa tradução livre.


Ingredientes

1 dose de vodca
4 ou 5 doses de suco de tomate
1 pitada de sal para temperar
molho inglês
pimenta do reino
gotas de limão

Modo de Preparo

Misturar todos os ingredientes e despejar num copo tipo “Long Dring”. Decorar com uma fatia de limão.

SOLIVAN BRUGNARA


http://pergaminhosolivan.blogspot.com/

Batista entrou sem ser convidado
no sarau com chás, torradas e alguns maridos.
Terno amassado com cheiro de brechó,
camisa bege encardida.
Recusou o chá, procurou vinho
e como está acostumado a achar espaços
em ônibus lotados,
foi fácil subir ao palco.
Com a voz beirando o grito
iniciou o poema:
-A puta!
Soou como sirene com cárie.
Olhos voltaram-se, como girassóis raivosos
para a palavra, tão vermelha
que manchou de rubro a face das senhoras.
E o constrangimento se manteve
até o arremate de Batista:
-A puta, de Carlos Drummond de Andrade!
Alívio entre as senhoras, sorrisos, e mesmo aplausos.
É Batista, confirma-se a tese
que o maldito está no poeta
e não na poesia.
Tuas doces poesias são consideradas malditas
só porque não lava as mãos antes de fazê-las.

De Solivam

SEM PALAVRAS

RRRECOMENDOOOOOOO....

“Chill out”


O disco é de 1995 e dividiu opiniões. Os puristas resistiam às concessões comerciais de John Lee Hooker (1917-2001) na fase final de sua longa carreira. Mas, felizmente, o mestre não perdeu muito tempo distribuindo satisfações.

O bar está fechando. Johnny pede ao garçom “One bourbon, one scotch, one beer”.

HAI-KAI

Água do poço:
o menino baixa o balde,
sobe uma estrela.
Maria Santamarina
Tradução de Carlos Seabra

sexta-feira, 30 de abril de 2010

DALTON, O VAMPIRO


“Exibia o grande calo no indicador – de tanto erguer saia de moça.”
“Tirou o seio do vestido como um peixe de dentro do rio.”
“Sou o último dos escravos e hei de morrer beijando a unha dourada do seu pezinho”
“Mais excitante do que despir-lhe o vestido era retirar-lhe os óculos.”

Luiz Arthur Arte e Gastronomia: Bistro das Artes e seu belo Acervo

Luiz Arthur Arte e Gastronomia: Bistro das Artes e seu belo Acervo

PIMENTÕES RECHEADOS


Esta receita eu "roubei" do site do meu amigo Luiz Arthur que está em intermináveis férias em Itapoá-SC. Um estilo de vida... o site está cada vez melhor. Clique em

luizarthurarteegastronomia.blogspot.com


Ingredientes para 2 porções:
Dois pimentões (vermelho, verde ou amarelo – a opção é sua pela cor)
3 colheres (sopa) de azeite
Meia cebola picada
1 dente de alho amassado
300gr de carne moída (se você achar pouco pode colocar 400gr, neste caso dependerá do tamanho do pimentão que você escolheu)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 ovos cozidos e picados
3 colheres (sopa) de cebolinha verde fresca e picada

Como fazer:
Retire os tampos dos pimentões e reserve-os. Depois elimine as sementes e lave-os bem. Em uma panela bem quente, coloque o azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente a carne moída, tempere com sal e pimenta a gosto e cozinhe. Retire do fogo e acrescente os ovos cozidos e picados e a cebolinha. Abra os pimentões ao meio e recheie cada metade com esta mistura. Leve ao forno moderado, a 80 graus, por aproximadamente 20 minutos.
Retire do forno e sirva. Um bom vinho tinto encorpado faz parte desta iguaria.

A HORA MAIS GOSTOSA!!!

QUE DOR DE CABEÇA!!

HAI-KAI

pérolas de orvalho!
olho e vejo em cada gota
a minha casa-espelho
Issa
Tradução de Décio Pignatari

NOTÍCIAS DO ARRABALDE.

Mercado Municipal ganha 15 mais vagas de estacionamento. Diretran implanta estacionamento transversal na Rua da Paz, e número de vagas para veículos passa de 45 para 60.

A Rua da Paz, em frente ao Mercado Municipal de Curitiba, entre as avenidas Afonso Camargo e Sete de Setembro, tem 15 vagas a mais de estacionamento. O aumento, de 45 para 60 vagas, foi possível depois de uma reformulação feita pela Diretoria de Trânsito (Diretran) na região. As medidas agradaram aos comerciantes do Mercado Municipal,

No lado esquerdo da rua, a Diretran implantou vagas de estacionamento transversal ao meio-fio e fez o remanejamento das antigas áreas de carga e descarga ao lado do Mercado. “A decisão foi acertada, principalmente porque beneficiou os frequentadores do Mercado e consequentemente, o comércio também sai ganhando”, destaca o presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal de Curitiba, Mário Yamasaki.
O presidente da Acesme também elogiou a presença de Agentes de Trânsito em dias de maior movimento no Mercado para auxiliar a travessia de pedestres e orientar motoristas. “Com a presença dos agentes, o trânsito fica mais seguro e organizado”, diz Yamasaki.
Em 2009, a Diretran implantou no mesmo trecho da Rua da Paz Estacionamento Regulamentado (EstaR), garantindo a rotatividade no estacionamento. Cada veículo pode ficar estacionado por no máximo 2 horas. Haverá ainda uma nova alteração na área de carga e descarga, permitindo a implantação de mais três vagas para veículos em geral.

SALADA DE SALMÃO COM LARANJA




Além de leve, nutritiva e saudável, esta salada diferente também é muito boa do ponto de vista gustativo. Foi um dos nossos almoços dos primeiros dias quentes da estação...

Ingredientes para 4 pessoas

- 50 g de folhas de alface esfarrapadas
- 50 g de rúcula selvagem
- 300 g de lombos de salmão sem pele nem espinhas
- 2 laranjas
- 8 tomates-cereja
- 1 colher (sopa) de sementes de sésamo
- sal & pimenta moída no momento
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de sumo de limão

Preparação

Colocar 3 colheres (sopa) de azeite, o sumo de limão, sal e pimenta num frasco. Fechar hermeticamente e agitar muito bem até o molho se apresentar emulsionado. Reservar.

Torrar muito ligeiramente as sementes de sésamo em seco numa frigideira pequena anti-aderente. Retirar as sementes de sésamo da frigideira e reservar.

Dispor as folhas de alface esfarrapadas e a rúcula de forma harmoniosa num prato de servir amplo.

Cortar os tomates-cereja em metades e espalha-los sobre a salada. Descascar as laranjas, eliminando a pele branca amarga. Cortar as laranjas em cubos e distribuir os cubos pela salada. Reservar.

Cortar os lombos de salmão em cubos. Temperar com sal e pimenta. Aquecer o azeite restante numa frigideira anti-aderente. Juntar os cubos de salmão e saltear até ficarem bem selados de todos os lados. Retirar os cubos de salmão da frigideira e espalha-los pela salada.

Polvilhar a salada com as sementes de sésamo torradas e borrifar com um pouco de molho. Servir de seguida.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

PALETA DE PORCO ASSADA COM ALECRIM


Mais uma receita de carne de porco. Mais um assado. Mais alecrim.
Alecrim, porque é uma das minhas ervas aromáticas frescas favoritas, e que combina lindamente com carne de porco. E não há nada melhor do que um assado que nos deixa o tempo livre para podermos preparar outras coisas, com um mínimo de vigilância.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 pá de porco com osso com 2kg a 2,5Kg
sal e pimenta q.b.
4 pernadas de alecrim fresco
3 dentes de alho
1 colher de sopa de molho de piri-piri
150ml de vinho branco

Preparação:

Colocar a carne numa assadeira e temperar com o sal, a pimenta, o molho piri-piri e os dentes de alho picados. Por debaixo da carne colocar 2 pernadas de alecrim, e colocar as restantes duas por cima da carne.
Regar com o vinho e levar ao forno quente (180ºC) durante 2 horas coberto com papel de alumínio.
Ao fim desse tempo, retirar o papel e deixar a carne alourar, aumentando um pouco a temperatura do forno e deixando cozinhar mais 20 minutos, ou até a carne estra cozinhada.
Servir cortada em fatias com batatinhas assadas ou arroz de açafrão e com grelos cozidos.

Bom Apetite!

PRÁ NUNCA ESQUECER. TORQUATO NETO


Vejam bem : Torquato Neto nasceu em Teresina, capital do Piauí, no dia 9 de novembro de 1944. Nome completo: Torquato Pereira de Araújo Neto.

Coincidentemente, no Piauí, nasceu também outro poeta genial, Mário Faustino que, entre 1956 e 1958, publica no Suplemento Literário do Jornal do Brasil, seção Poesia-Experiência, poemas de escritores estrangeiros, até então não traduzidos ou, quando sim, fora do alcance geral. Torquato Neto se suicidaria, em seu apartamento, no Rio de Janeiro, na madrugada de 10 de novembro de 1972, aos 28 anos de idade, portanto no dia seguinte ao próprio aniversário.


Cogito
eu sou como eu sou
pronome
pessoal intransferível
do homem que iniciei
na medida do impossível

eu sou como eu sou
agora
sem grandes segredos dantes
sem novos secretos dentes
nesta hora

eu sou como eu sou
presente
desferrolhado indecente
feito um pedaço de mim

eu sou como eu sou
vidente
e vivo tranquilamente
todas as horas do fim.

TEMPO DE SARDINHAS

ACONTECEU EM ABRIL




O nome Ginger surgiu, ainda menina, quando ganhou um concurso de charleston no Texas. Sua mãe foi a grande incentivadora de sua carreira, que começou aos 15 anos em vaudevilles.

Aos 19 anos estreou em Hollywood no filme Inconstância, produzido pela Paramount. Conheceu Fred Astaire na década de 1930 e com ele fez dez filmes musicais, se tornando uma de suas mais célebres parceiras.

Em 1941, ela recebeu um Oscar de melhor atriz por seu papel em Kitty Foyle, em um papel dramático. Trabalhou em Hollywood até 1971 e se casou cinco vezes. Fez quase 100 filmes entre musicais, comédias e dramas.

Ginger Rogers faleceu no dia 25 de abril de 1995, de insuficiência cardíaca congestiva, aos 83 anos.

APENAS... DOROTHY PARKER


Essa seria uma ótima inscrição para o meu túmulo: 'Onde quer que ela fosse, inclusive aqui, era sempre contra sua melhor vontade'.

Esse não é um livro para ser sutilmente jogado de lado. Ele tem que ser jogado com toda a força.
A melhor forma de manter as crianças em casa é tornando a atmosfera familiar agradável - e esvaziando os pneus das bicicletas.
Preocupe-se com o luxo e as necessidades cuidarão delas próprias.
Se você quer saber o que Deus pensa do dinheiro, dê uma olhada nas pessoas a quem Ele deu riqueza financeira.

HAI KAI

notícias do sol –
os pássaros da manhã
cantam na varanda
Zemaria Pinto

NOSSA MELHOR IDADE AGORA EM SITE...


Nossa Melhor Idade

O portal www.nossamelhoridade.com.br é hoje um dos principais veículos de comunicação do Paraná voltados para a terceira idade. Apresenta um estudo de mercado que ressalta a importância de se investir em produtos e serviços voltados para este segmento. O site é uma revista dinâmica e informativa, traz entrevistas, reportagens, dicas de saúde e tudo mais. Conheça!

BACALHAU ASSADO EM PANELA DE BARRO.


Este bacalhau é o perfeito exemplo de que não precisamos de saber cozinhar muito bem, nem de dispender muito tempo na cozinha, nem de ter muito trabalho para podermos preparar uma boa refeição para a família.
Eu gosto de cozinhar, mas também gosto de fazer outras coisas, e também preciso de, às vezes demorar pouco tempo a preparar uma refeição. E depois lembro-me destas coisas assim. Em que digo ao M. que vou preparar o almoço, e 5 minutos depois chego ao pé dele e digo já esta

Ingredientes para 2 pessoas:

2 lombos de bacalhau previamente demolhados
1 cebola grande
2 dentes de alho
300gr de batatinhas pequenas (daquelas descascadas e congeladas)
sal
azeite
colorau

Preparação:

No fundo de uma assadeira de barro colocar a cebola cortada em rodelas. Por cima dispor os lombos de bacalhau e temperar com o alho picadinho. Rodear com as batatinhas e tempera-las com umas pedrinhas poucas de sal, e o colorau.
Regar generosamente com o azeite e levar ao forno (180ºC) tapado com papel alumínio durante 45 minutos. Ao fim desse tempo tirar o papel e deixar ficar no forno mais um pouco até alourar as batatinhas.
Servir com salada ou grelos cozidos.

Bom Apetite!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

MEJILLONES EN SALSA ¿?

Pues me he quedado en blanco, no se como podría llamar esta salsa... empecé a cocinarlos con una idea y acabó en esto...
Ahora eso si... buenisimos!!!!



INGREDIENTES

1 kilo de mejillones
1 puerro
2 ajos
Perejil
1 cucharadita (de las de café) de pimentón de la Vera
Pimienta recién molida
1 cucharada de harina de trigo
1 cucharada de harina de almendra
50 gr. de Aceite de Oliva

PREPARACION

Abrir los mejillones al vapor con un chorrito de aceite. Quitar una de las dos conchas y reservar el agua que han soltado.

Thermomix
Poner en el vaso el aceite, el puerro y el ajo, triturar 4 segundos , velocidad 6.
Programar 6 minutos, temperatura varoma, velocidad 3. Añadir el perejil, pimentón y las dos harinas, programar 2 minutos, temperatura 100º velocidad 3.
Agregar el agua reservada de los mejillones y triturar 1 minuto, velocidad 7
Volver a programar 3 minutos, temperatura 100º, velocidad 3, si espesa demasiado añadir un poco de agua)
Verter sobre los mejillones reservados, espolvorear con pimienta recién molida y servir.

Tradicional
En una sartén sofreír en un chorrito de aceite el puerro y el ajo cortados. Añadir el perejil, el pimentón y las dos harinas, mover con una espátula hasta que todo esté bien integrado. Agregar el agua que han soltado los mejillones, poner en el vaso de la batidora y triturarlo hasta que quede una crema muy fina.
Volver a poner en la sartén y dejar que hierva unos minutos hasta que espese (si espesa demasiado añadir un poco más de agua)
Verter sobre los mejillones reservados, espolvorear con pimienta recién molida y servir.

PRÁ NUNCA ESQUECER


Após grandes sucessos teatrais na representação de comédias grotescas e sátiras mordazes (protagonizadas até 1919 também por Gummo, na verdade Milton Marx), os irmãos Marx deixaram a Broadway, em 1924, para iniciar a carreira no cinema com uma versão de seu show da Broadway, Cocoanuts, em 1929. Seguiram-se filmes como Horsefeathers (1931), Agulha no Palheiro (1932) e O Diabo a Quatro (1933). Os Marx levaram para as telas características pessoais marcantes no teatro: Groucho (Julius Henry Marx) representava a sociedade burguesa, com roupa e jeito de homem ocupado; Chico (Leonard Marx) representava o intriguista refinado, que falhava muitas vezes; Harpo (Adolph Arthur Marx) era o intérprete de harpa, com sorrisos luminosos e um chapéu-de-coco, sempre mudo; e Zeppo (Herbert Marx), que se retirou em 1933, depois de atuar em cinco filmes, personificava o bon-vivant. O grupo continuou em Hollywood, onde filmou Uma Noite na Ópera (1935) e Um Dia nas Corridas (1937).

ACONTECEU EM FEVEREIRO


.Nasce James Joyce
James Joyce nasce em 02 de fevereiro de 1882. O escritor irlandês famoso pelo uso experimental da linguagem, deixou uma obra em que se destacam Ulisses (1922) e Finnegans Wake (1939). Estudou filosofia e línguas na Universidade de Dublin. Viveu muitos anos em Trieste, na Itália, onde escreveu Ulisses. (Marilyn Monron, lê Ulisses - um bom nome para uma peça de teatro, hein?

HAI-KAI

Na tarde sem sol
folhas secas projetando
sombras em minh'alma.
Teruko Oda

ATÉ DEBAIXO D'ÁGUA


Esses dias acordei com saudade da praia e logo fui procurar algo pra fazer que tivesse gostinho de mar.
Achei uma receita de Caldeirada muito sugestiva na Coleção da Abril "Cozinha Regional Brasileira" de Santa Catarina, a diferença para a original é que não resisti em acrescentar leite de coco, e infelizmente não achei
polvo no dia, mas ficou bom mesmo assim! Vamos lá:


Nana Maria
(Folha de Santa Felicidade)

Ingredientes:
- 7 colheres de azeite
- 1 cebola cortada em rodelas
- 350g de badejo
- 200g de lula
- 150g de polvo
- 150g de mexilhão
- 1/2 pimentão cortado em rodelas
- 4 tomates fatiados
- Sal a gosto
- 1/2 xícara de caldo de peixe
- 150g camarões limpos e sem cabeça
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada
- 1 garrafinha de leite de coco

Preparo:
Em uma panela, coloque o azeite, cebola, peixe, lula, polvo, mariscos, pimentão, tomates, sal e o caldo. Deixe ferver por 20 minutos.
Em seguida, junte os camarões, a salsinha e o leite de coco e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Sirva com arroz branco.

NO MERCADO MUNICIPAL VINHOS PARA TODOS OS GOSTOS E BOLSOS





(foto: Ricardo Almeida/SMCS)
Tomar uma marca de mais de 500 anos e que teve como primeiro importador o descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral. Ou então um espumante sem álcool espanhol, próprio para motoristas e festas juvenis, ou ainda, vinhos orgânicos. Estas são algumas opções que podem ser encontradas nas lojas especializadas em vinhos localizadas no Mercado Municipal de Curitiba, que a cada ano percebem um crescimento no número de clientes. Segundo os comerciantes especializados em bebidas no mercado há produtos a partir de 12 reais, sendo que os valores médios ficam entre 40 e 60 reais.

São dezenas de rótulos a disposição, a maioria deles da Argentina e Chile. Também é possível encontrar opções européias, da Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. "O consumidor que vem ao Mercado Municipal é o cliente de oportunidade, onde o que chama a atenção são principalmente as promoções", explica Emerson Machado Pereira, vendedor da Salutare. Na loja é possível encontrar um dos rótulos mais cobiçados pelos amantes de vinhos, o francês Chateau Nueve Du Pape que custa 780 reais a garrafa, ou então o chamado "espumante sem álcool", na verdade um refrigerante engarrafado como um champagne, a R$ 9,90 em promoção.

O vinho português Pêra-Manca que chegou ao Brasil nas caravelas portuguesas, é um dos destaques na loja Vino!. Ele tem uma história de mais de quinhentos anos, tendo nos seus primórdios uma produção artesanal. Desde 1990 ganhou em sofisticação e somente safras excepcionais merecem ser engarrafadas e levar o rótulo de um Perâ-Manca original. "Hoje existem poucas garrafas da marca disponíveis no mercado, uma vez que a última safra produzida foi em 2005 e a próxima prevista somente para 2011", conta Heloisa Consuelo Rodrigues, proprietária da loja. Fatores como este e a qualidade do produto justificam o preço da garrafa: 590 reais.

Vinhos orgânicos
O Mercado de Orgânicos do Mercado Municipal também oferece opções de vinhos orgânicos , tanto nacionais como importados da Argentina e Chile. De acordo com Moisés Hirata, proprietário da loja Organique Essentiel, a procura é boa. "Os produtos orgânicos estão a cada dia ganhando mais adeptos.
É uma questão de conceito alimentar e de produção. Com os vinhos não é diferente e a cada dia aparecem mais interessados em conhecê-los", explica Hirata.

Para Janaina Benichio, gerente da Biossana Orgânicos e que trabalha com opções nacionais, já há alguns clientes fieis. "Muitos clientes estão experimentando o vinho orgânico. E quem prova, aprova a bebida". Os preços dos vinhos orgânicos variam de 12 a 65 reais, sendo encontrados nas opções branco, tinto e espumante.

Mercado Municipal
Fundado em 02 de agosto de 1958, até hoje o Mercado Municipal é o principal e mais tradicional endereço para compras de Curitiba. Nas bancas de hortigranjeiros e nas lojas de delicatessens, o consumidor encontra produtos como: bebidas, queijos e vinhos de diversas procedências, ervas medicinais, temperos e especiarias, iguarias, conservas, pescados, embutidos, carnes exóticas e com cortes especiais. Há um ano entrou em funcionamento o Mercado de Orgânicos onde estão disponíveis hortifrutis, bebibas, carnes, alimentos em geral, roupas e cosméticos.

Localização:
R. Sete de Setembro x Pres. Afonso Camargo x R. da Paz x R. General Carneiro
Tel.: (41) 3218-2602