Ingredientes
sal;
pimenta-do-reino;
6 fatias de bacon;
fubá para envolver os tomates;
óleo, se necessário.
Equipamentos: Caçarola de barro ou de pedra
Ingredientes:
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo:
. Coloque o feijão para hidratar na véspera do preparo em água sem sal.
. Em uma caçarola de barro colocar o azeite com o alho picado e a pimenta.
. Adicionar o polvo lavado e cortado em pedaços, e deixar fritar por alguns minutos.
. Em seguida, adicionar o tomate pelati, o feijão e o louro. Cobrir com o vinho e se precisar complete com água ate cobrir os ingredientes.
. Deixar cozinhar até o feijão estar macio.
. Servir a sopa quente com salsa picada, um fio de azeite cru e uma pitada de pimenta do reino moída na hora, acompanham fatias de pão torrados perfumado com alho.
Drinks e pratos especiais preparados com cachaça estão entre as atrações do Festival Gastronômico da Cachaça Paranaense e Derivados da Cana-de-Açúcar, que acontece em Curitiba. O evento vai até sábado (29), no Mercado Municipal de Curitiba.
De acordo com a prefeitura, os visitantes vão participar de degustação e palestras com especialistas sobre a história da cachaça, novidades e tendências. Já o cardápio das aulas de culinária inclui quatro pratos salgados e quatro sobremesas, todos com ingredientes derivados da cana-de-açúcar.
A coordenação do festival é da Secretaria Municipal do Abastecimento e da Associação de Comerciantes do Mercado Municipal de Curitiba, com apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR).
A entrada para o festival custa R$ 15, com direito a participação nas palestras e degustações especiais e a uma caneca personalizada do festival. Cada aula de gastronomia custa R$ 30, incluindo as mesmas vantagens do ingresso convencional. As inscrições podem ser feitas no site do Mercado Municipal de Curitiba.
FATOS HISTÓRICOS | |
Perseguição no Vietnã No dia 31 de maio de 1966, monges budistas atearam fogo contra seus próprios corpos em Saigon, como forma de protesto contra a política do governo militar do Vietnã do Sul. Os monges faziam greves de fome e cometiam suicídio para exigir a igualdade perante a lei, a livre prática e propagação da fé budista. |
De Brasília (DF)
Sincretismo
Transformaram o velho cinema pornô em templo religioso. De vez em quando baixa o Diabo na carne de Miss Jones. E aí é um Deus nos acuda.
Michael Phelps, meu pai
A vida toda procurando o pai. Até descobrir que ele tinha a cauda mais longa e nadava mais rápido do que todos os adversários. E só.
O amor é veneno
Preparou o prato que o marido mais gosta. Com tanto amor e carinho, que até esqueceu de acrescentar o arsênico.
Penélope
Escrevia de dia e deletava à noite. Sentia que assim o livro ficava cada vez mais denso.
História da riqueza do homem
O mendigo e o vira-latas têm um ao outro. Talvez sejam mais ricos do que este que lhes fecha na cara o vidro do carro importado.
Depois do enterro
Dói tudo, e mais que tudo a certeza de que a noite amanhecerá como se nada tivesse acontecido.
O microconto do século
Pretendia escrever o romance do século. Quando o avião começou a cair, só teve tempo para um microconto.
minhas mãos te olham estranha fotografia onde meus olhos te tocam | |
Lisa Carducci Tradução de Carlos Seabra |
Cena 2: a Seleção Brasileira é recebida no Palácio do Planalto, em Brasília, pelo presidente da República. Não a imagem desta semana, com Lula. A Seleção voltava de uma Copa com a taça de campeão do mundo. Também não se trata da festa de 2002, com FHC no poder, tão lembrada esta semana (cambalhota de Vampeta etc). Mas a visita de 1970. Na volta do México, Jules Rimet conquistada definitivamente, os tricampeões do mundo tiveram que visitar o Palácio, onde mandava Médici. O capitão do tri, Carlos Alberto Torres, aparece na mesa do ditador. Constrangido, pelo jeito. De onde se pode concluir: seja qual for a cor do governo, vermelho do PT, azul dos tucanos ou verde-oliva da ditadura militar, o futebol sempre foi/é/será usado pelos políticos, em especial a seleção nacional).
As duas cenas de arquivo estão em “João”, filmaço de André Iki Siqueira e Beto Macedo sobre a vida do “comentarista que o Brasil consagrou”: João Saldanha (com musiquinha!)No conto "Lama e folhas", do escritor cearense Moreira Campos (foto), a fina ironia sobre os jovens "revolucionários" que disfarçam com política a manguaça e a vadiagem - e sobre as jovens que caem nesse engodo:
Trancei pernas nas ruas, espreguicei-me nos bancos de avenida, dormi em porões de pensões, enganando os proprietários e fiz-me revolucionário: batia-me pela queda das instituições vigentes e pregava, vagamente, a necessidade de uma nova ordem.
Foi por esse tempo que Marta me conheceu. Sem dúvida, impressionou-se com a minha cabeleira inflamada e pupila conspiradora. Era então uma menina lânguida, com leitura de romances baratos, onde, naturalmente, se apresentam, aureolados, tipos aventureiros e vagabundos. Isso cala na alma ingênua das mulheres. A ficção é uma arte perniciosa. A velha, mulherão enérgico, conhecedora do preço da carne e do aluguel da casa, claro que desejava para a filha algo mais valioso: um ser barrigudo, careca que fosse, mas próspero, capaz de assegurar-lhe estabilidade e acudir a família nos momentos mais aflitivos.
Depois de casado com a pobre moça, vejam o que acontece com o "revolucionário" (e com a sogra que antes o odiava):
À sombra do meu sogro, que conta algumas amizades proveitosas, consegui o lugar de escriturário num Banco. Como empregado, segui este lema: flexionava a espinha diante dos chefes e era autoritário com os humildes. É um meio seguro de vencer-se. Venci: fui de escriturário ao cargo mais vantajoso: o Caixa. Aí, com seis meses, dei um desfalque de quarenta mil cruzeiros. Houve inquérito, demitiram-me, ameaças de prisão. Meu sogro andava acabrunhado, falava em reputação, cabelos brancos, seu círculo de relações e outras surradas hipocrisias. Não fazia muito caso do velho. Seus desejos em casa nem sempre são atendidos, autoridade frágil. Minha sogra apoiava-me em silêncio.
Depois tudo entrou em sossego. E, pagos honorários de advogados, gratificações na polícia, salvei ainda uns trinta mil cruzeiros com que me estabeleci. Ninguém poderá censurar-me: quase todas as fortunas têm, mais ou menos, essa origem.
Batizada inicialmente com o pouco sutil nome de Bucket of Blood (Balde de Sangue), apenas em 1934, quando passou a ser preparada também nos Estados Unidos, a mistura recebeu o nome atual, mais precisamente no bar do Hotel St. Regis Sheraton, na esquina da Rua 55 com a 5ª Avenida, em Nova York. O Sheraton propagandeia em seus cartões de endereço a paternidade do drinque. O nome americano, segundo a mais plausível das versões, seria uma referência a rainha Mary I, da Inglaterra, que, devido à implacável perseguição aos protestantes puritanos, no período da restauração do catolicismo apostólico romano, no século XVI, tornou-se conhecida pelo apelido de Bloody Mary ou Mary, a sanguinária, numa tradução livre.
1 dose de vodca
4 ou 5 doses de suco de tomate
1 pitada de sal para temperar
molho inglês
pimenta do reino
gotas de limão
Misturar todos os ingredientes e despejar num copo tipo “Long Dring”. Decorar com uma fatia de limão.
Água do poço: o menino baixa o balde, sobe uma estrela. | |
Maria Santamarina Tradução de Carlos Seabra |
pérolas de orvalho! olho e vejo em cada gota a minha casa-espelho | |
Issa Tradução de Décio Pignatari |
Mercado Municipal ganha 15 mais vagas de estacionamento. Diretran implanta estacionamento transversal na Rua da Paz, e número de vagas para veículos passa de 45 para 60.
A Rua da Paz, em frente ao Mercado Municipal de Curitiba, entre as avenidas Afonso Camargo e Sete de Setembro, tem 15 vagas a mais de estacionamento. O aumento, de 45 para 60 vagas, foi possível depois de uma reformulação feita pela Diretoria de Trânsito (Diretran) na região. As medidas agradaram aos comerciantes do Mercado Municipal,
O nome Ginger surgiu, ainda menina, quando ganhou um concurso de charleston no Texas. Sua mãe foi a grande incentivadora de sua carreira, que começou aos 15 anos em vaudevilles.
Aos 19 anos estreou em Hollywood no filme Inconstância, produzido pela Paramount. Conheceu Fred Astaire na década de 1930 e com ele fez dez filmes musicais, se tornando uma de suas mais célebres parceiras.
Em 1941, ela recebeu um Oscar de melhor atriz por seu papel em Kitty Foyle, em um papel dramático. Trabalhou em Hollywood até 1971 e se casou cinco vezes. Fez quase 100 filmes entre musicais, comédias e dramas.
Ginger Rogers faleceu no dia 25 de abril de 1995, de insuficiência cardíaca congestiva, aos 83 anos.
Nossa Melhor Idade
O portal www.nossamelhoridade.com.br é hoje um dos principais veículos de comunicação do Paraná voltados para a terceira idade. Apresenta um estudo de mercado que ressalta a importância de se investir em produtos e serviços voltados para este segmento. O site é uma revista dinâmica e informativa, traz entrevistas, reportagens, dicas de saúde e tudo mais. Conheça!
INGREDIENTES
1 kilo de mejillones
1 puerro
2 ajos
Perejil
1 cucharadita (de las de café) de pimentón de la Vera
Pimienta recién molida
1 cucharada de harina de trigo
1 cucharada de harina de almendra
50 gr. de Aceite de Oliva
PREPARACION
Abrir los mejillones al vapor con un chorrito de aceite. Quitar una de las dos conchas y reservar el agua que han soltado.
Thermomix
Poner en el vaso el aceite, el puerro y el ajo, triturar 4 segundos , velocidad 6.
Programar 6 minutos, temperatura varoma, velocidad 3. Añadir el perejil, pimentón y las dos harinas, programar 2 minutos, temperatura 100º velocidad 3.
Agregar el agua reservada de los mejillones y triturar 1 minuto, velocidad 7
Volver a programar 3 minutos, temperatura 100º, velocidad 3, si espesa demasiado añadir un poco de agua)
Verter sobre los mejillones reservados, espolvorear con pimienta recién molida y servir.
Tradicional
En una sartén sofreír en un chorrito de aceite el puerro y el ajo cortados. Añadir el perejil, el pimentón y las dos harinas, mover con una espátula hasta que todo esté bien integrado. Agregar el agua que han soltado los mejillones, poner en el vaso de la batidora y triturarlo hasta que quede una crema muy fina.
Volver a poner en la sartén y dejar que hierva unos minutos hasta que espese (si espesa demasiado añadir un poco más de agua)
Verter sobre los mejillones reservados, espolvorear con pimienta recién molida y servir.